Higiene das mãos também no Verão

dezembro 9, 2009 às 7:30 pm | Publicado em 1 | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , ,
 

O Verão começa dia 21 de dezembro. Férias e festas programadas para o fim de ano, viagens, praia e piscina. Não há motivo para alarde, mas as recomendações dos profissionais da saúde é que neste período do ano a atenção com a higienização das mãos deve ser mantida.
 
Algumas doenças são comuns nesta época do ano, entre elas a diarréia, causada pelos rotavírus (Reoviridae). Embora seja tipicamente sazonal (verão), ela tem se manifestado em todas as estações do ano.
 
A diarreia pode variar de um quadro leve e duração limitada, a quadros graves com febre, vômitos e desidratação. Geralmente ocorrem em crianças menores de cinco anos, embora as evidências maiores sejam na faixa etária de seis meses a dois anos, de distintas classes sociais. Segundo dados do Instituto Adolfo Lutz, estimam-se 130 milhões de casos de diarréia por rotavírus anualmente, com 500 mil mortes de crianças abaixo de cinco anos de idade e dois milhões de hospitalizações.
 
Normalmente, as crianças com idade inferior a 5 anos são as mais atingidas por ficarem muito expostas e próximas umas às outras em creches, escolas, parques, clubes e praias.
 
A recomendação básica para as pessoas infectadas, sobretudo as crianças, é evitar a desidratação, assim como a sobrecarga calórica, especialmente o leite, que provoca vômito e pode agravar o quadro infeccioso. A desidratação, resultado de vômitos, da diarréia e até mesmo da febre, é a principal e mais grave complicação da infecção pelos rotavírus.
 
Como para todas as demais doenças, inclusive para as ocasionadas pelo rotavírus, cuja etiologia envolve vários agentes como vírus, bactérias e parasitas, a higiene é a melhor forma de prevenção. Lavagem frequente das mãos e o não compartilhamento copos, pratos e talheres são amplamente recomendáveis. Pode ser muito útil o uso do álcool gel antisséptico em ocasiões e lugares que não ofereçam a possibilidade de lavagem das mãos com água e sabão.
 
Mães de crianças com início de sintomas de diarréia ou vômitos devem ser orientadas para oferecer imediatamente soro caseiro ou sais hidratantes e água tratada, para prevenir a desidratação. Não suspender alimentação e procurar imediatamente o serviço médico para o tratamento adequado.
 
Existe uma vacina, eficaz e segura, contra o vírus no calendário de vacinação infantil que também configura uma arma poderosa na prevenção da doença.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: