Redução da epidemia de H1N1 abre caminho para novos vírus

janeiro 13, 2010 às 1:44 pm | Publicado em 1 | Deixe um comentário

Não se deve baixar a guarda quando o assunto é doenças infecto-contagiosas, recomendam especialistas europeus. Segundo informou o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), autoridades de órgãos de saúde devem perseguir o controle tanto na prevenção quanto na vacinação.

O alerta tem como base a redução dos casos de gripe A (subtipo H1N1) em todo o mundo. Para os membros do ECDC, a onda de contágio será seguida por novas e ainda desconhecidas variedades da gripe sazonal. “É preciso observar com cuidado e criar medidas de proteção. A história das gripes humanas mostra que, depois das pandemias, há uma nova mistura de vírus“, disse um dos especialistas ao jornal Eurosurveillance, observando que ainda é cedo para declarar a pandemia encerrada.

Dados do ECDC também revelam que, assim como acontece com a gripe A (H1N1), em outros momentos as pandemias se intensificaram entre o primeiro e o segundo período de inverno. Assim aconteceu em 1957-1958 (com a Gripe AsiáticaH2N2), quando houve diminuição da doença antes do Natal de 57, mas com retorno intenso em 1958. Outro caso foi a Gripe de Hong-Kong (H3N2), entre 1968 a 1970, com mais mortes no inverno de 1969-1970.

Vale lembrar que os cuidados devem ser intensificados no Verão, pois boas práticas de higiene são importantes não só no combate às gripes – que também ocorrem nesta época do ano –, mas para todas as demais doenças infecciosas

 Por isto, procure praticar a higienização das mãos, uma das principais portas de entrada de vírus e bactérias no corpo humano.

 Leia mais sobre a importância de higienizar as mãos como prevenção de doenças aqui.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: