Norovírus em cruzeiros marítimos

janeiro 18, 2010 às 3:21 pm | Publicado em 1 | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , , ,

 

Recentemente, um surto de diarreia atingiu mais de 350 pessoas na cidade de Olímpia (SP). A  Secretaria da Saúde do Município de Olímpia  informou, em nota oficial, que foi devido ao vírus norovírus, segundo análises de amostras de pacientes, realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Este é o mesmo vírus que já causou, no ano passado, problemas em algumas cidades paulistas, inclusive litorâneas.

Por ser fácil a transmissão deste e de outros tipos de vírus em cruzeiros internacionais, as tripulações preocupam-se com a limpeza: uma das formas de contaminação, principalmente pelo norovírus, é por meio de objetos, como maçanetas, corrimãos e bancos.

A diarreia aguda é o sintoma mais comum e, na maioria dos casos, cessa espontaneamente. Porém, é preciso ingerir bastante líquido para afastar o risco de desidratação.

Infectologistas advertem que a melhor maneira de evitar a transmissão, por via fecal-oral, é higienizar as mãos com freqüência e, em cruzeiros, o uso de álcool em gel é uma das soluções mais práticas e viáveis.

Além dos cruzeiros, parques aquáticos e clubes também são locais de fácil propagação de vírus que podem propiciar sintomas como diarreia, vômito, náusea, dores abdominais, fortes dores de cabeça e febre.

Por isto, nesta época de verão, praia, piscina e cruzeiros marítimos, a boa higienização das mãos deve ser uma prática habitual. Lavar bem as mãos ou usar álcool em gel são atos prudentes, que podem evitar incômodos em um período em que o lazer e o descanso estão na crista da onda.

Leia matéria da Folha de S Paulo o assunto aqui .

 

 

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: