Gripe e crianças: todo cuidado é pouco

janeiro 22, 2010 às 3:41 pm | Publicado em 1 | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

 

Eles são ativos, não param um minuto. Se pudessem, estariam sempre acordados. Mas filhos são a razão e emoção de todos os pais. Quando crianças, a atenção deve ser redobrada, porque qualquer descuido é arriscado, especialmente no que tange à saúde.

A revista “The Lancet’ publicou um estudo relacionado com crianças e a gripe A (H1N1). Segundo seus autores, foram analisadas 1.402 amostras de sangue obtidas em 2008, antes da primeira onda do H1N1 na Inglaterra, e 1.954 colhidas em agosto e setembro de 2009, ou seja, depois da primeira onda.

Segundo o estudo, que teve como principal autora a cientista Elizabeth Miller, da agência britânica de saúde, a conclusão foi de que a proporção de crianças com a nova gripe foi dez vezes maior que o estimado pela rede de vigilância clínica da Inglaterra. As amostras de sangue, apontando a disparidade, foram obtidas no monitoramento anual realizado pela Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido.

Para se ter ideia do alto risco avaliado, a proporção de imunidade variou de 1,8% entre crianças de 0 e 4 anos de idade para 31,3% entre pessoas com mais de 80 anos. A cientista Elizabeth Miller explica que indivíduos nascidos antes de 1957 podem ter sido expostos às cepas H1 do vírus influenza que circularam na primeira metade do século 20, as quais são mais proximamente relacionadas aos vírus H1N1 de 2009.

Com isto, o estudo acaba por corroborar outros já apresentados, indicando que as crianças têm um papel importante na transmissão da influenza.

O ponto fundamental desta e de outras pesquisas é ressaltar que as crianças compõem um grupo estratégico a ser alvo de vacinação. São ainda, as que devem ser monitoradas constantemente em termos de prevenção. Por isto, incutir hábitos de higiene nas crianças é mais do que um ato de amor e de educação. É um verdadeiro fator de proteção que proporcionará uma vida saudável, até a fase adulta.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: