Estudo explica por que a gripe é mais perigosa no frio

agosto 5, 2010 às 3:52 pm | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Apesar de não ser nenhuma novidade, vale a pena colocar em prática o que pesquisados já descobriram em relação à gripe e, como estamos no inverno, reavaliar nossa postura frente aos cuidados de devemos ter com a higienização das mãos.

As mãos, como todos sabem, são uma das partes mais expostas do corpo humano. E elas são receptoras de vírus e bactérias que podem transmitir uma série de infecções prejudiciais ao nosso organismo.

Em 2007, Cientistas da Escola de Medicina de Nova York  demonstraram através de experimentos em laboratório a relação entre o frio  e a gripe. Mais precisamente, entre umidade relativa do ambiente e a temperatura. 

Primeiro, os pesquisadores analisaram animais infectados que foram submetidos a variações de temperatura entre 5ºC e 20ºC, e descobriram que os sintomas nos animais infectados não variaram de intensidade por causa da alteração de temperatura. Depois, as cobaias foram colocadas em ambientes com diferentes níveis de umidade relativa do ar: a manifestação dos sintomas variou inversamente com a umidade e também a eficiência de transmissão do vírus foi alterada.
 
A transmissão do vírus foi maior em ambientes de baixa umidade, enquanto que o vírus permanecia mais tempo flutuando no ar sob a forma de aerossol nesses ambientes.

Assim, chegaram a conclusão de que nas áreas tropicais o vírus, estando em locais de maior umidade, forma gotículas maiores e se deposita nas superfícies.

Como estamos em um país tropical, veja a importância do estudo. Em regiões com clima como o que encontramos na maior parte do Brasil, a transmissão deve acontecer muito mais por contato humano e menos por inalação do vírus disperso no ar.

Por isto a importância da higienização das mãos reforça a tese de que necessitamos lavar as mãos sempre que possível ou então mantê-las higienizadas, com o álcool em gel, por exemplo. 

Ouça o comentário do médico Luis Fernando Correia na rádio CBN sobre o estudo americano

Influenza Virus Transmission Is Dependent on Relative Humidity and Temperature – Artigo original

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: